TECIDOS
As tintas para tecido podem ser aplicadas em quase todos os tipos de tecido, ou seja: lona, brim, sarja, cambraia, juta, linho, popeline, tricoline, gorgurão, fustão, georgette, musselini, chifon etc. que são 100% de algodão, pré-lavados ou pré-encolhidos.
Não é recomendado a pintura em tecidos 100% sintéticos como nylon, poliéster.
Em tecidos engomados, os mesmos devem ser lavados antes da pintura, porque a tinta ao invés de aderir ao tecido aderirá na goma e ao lavar-se o mesmo sairá a goma levando consigo a tinta.
PINCÉIS
Para tecidos opacos:
De cabo amarelo e cerdas duras (vários tamanhos de chato e redondo)Pincéis de cabo amarelo, próprios para pintura em tecido, nos números 02, 04, 08, 10 e 12. Os pincéis são vendidos inteiros. Porém, se forem aparados, tornam-se mais eficazes;
Variação: use rolinho ou buchinha que possibilita um trabalho mais rápido e resulta traços mais suaves.
Para tecidos transparentes:
De cabo marrom ou vermelho, cerdas mais suaves (vários tamanhos de chato e redondo)
ou de cabo amarelo e cerdas duras e chatas (vários tamanhos de chato e redondo)
TINTA PARA TECIDO OPACOS (lona, sarja, brim, linho, etc)
São espessas e precisam ser diluídas em água. Tipos: Acrilex para tecido, acrilex serigráfica, tec screen serigráfica ou similar
TINTA PARA TECIDOS TRANSPARENTES(seda mista, musselini,chifon, crepe, georgette, etc)
São aquareladas e não precisam ser diluídas. Se diluir com água (até 50%) obterá tons mais claros.
Efeito manchas: usar e abusar do recurso das aquareladas que se espalham e misturam-se entre si as cores enquanto molhadas, formando manchas muito bonitas.
Pouca tinta: com pouca tinta no pincel faça os traços depois preencha também com pouca tinta, colocando atinta longe do traço.
Dica para tintas:
• você pode utilizar as duas tintas (aquareladas e espessas) em um mesmo tecido, aproveitando o que cada técnica tem de bom, por exemplo a transparência ou a opacidade. Use sua criatividade e ouse em seus trabalhos.
• Deixe as tintas que precisam ser diluídas já preparadas .
• Prepare várias cores misturando-as. Por exemplo: vermelho + amarelo= laranja, azul+amarelo= verde e azul + vermelho= roxo, etc... As cores primárias (amarelo, vermelho e azul) compõem todas as outras. A tonalidade e quantidade da cor na mistura geram tons diferentes de laranja, verde, roxo, etc.
• Agite bem a tinta antes de usar, pois os pigmentos ficam no fundo do frasco.
• Tampe bem os frascos de tinta, pois com o tempo formam corpos sólidos. Lave os frascos vazios para reaproveitá-los.
A PINTURA
• Não deixe excesso de tinta no pincel, para não carregar a pintura.
• As pinceladas devem ser feitas sempre no mesmo sentido dos traços da figura do desenho.
• A pintura não deve cobrir totalmente o tecido. Este estilo permite uma certa transparência entre as pinceladas. Deixe o branco ou cru aparecer, isso dará uma luminosidade ao seu trabalho.
• Deixe a mão leve se o pincel estiver muito carregado de tinta. Aperte mais a medida em que a tinta for acabando.
• As pinceladas graciosas exigem harmonia, ritmo e equilíbrio. Treine bastante e veja como elas vão se modificar à medida que você adquirir confiança e experiência no uso do seu espaço.
• Desenhos simples e cores bem combinadas é uma fórmula para o sucesso de sua estampa.
PREENCHIMENTO DE FUNDO
Com um pincel chato ou buchinha (mais largo que o utilizado na figura) pintar acompanhando o formato de cada figura deixando um espaço em branco em toda volta.
Pintar a camada seguinte de cada figura até que elas se encontrem.Este preenchimento não é para ser chapado, no final aparecerão as marcas do pincel e algumas transparências com o fundo do tecido, dando movimento e graça na pintura.
Use uma gotinha de água na tinta que for usar para contorno ou detalhes delicados onde desejar um traço mais fino;
Enfim, tenha sempre um paninho a mão para testar as misturas. Com isso você evita erros nas misturas que podem comprometer seus trabalhos. Faça também testes para ver se as cores que pretende usar ficam harmoniosas lado a lado;
Agora é só relaxar e boa pintura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário