18/10/2011

Mosaico



Técnica milenar
A arte do mosaico surgiu, provavelmente, no Oriente, e teve seu auge as civilizações grega e romana. Os romanos, por valorizarem os jardins em suas casas, utilizavam mosaicos para o calçamento, como forma de decoração.
Consiste em peças recortadas, que coladas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem.
Estas peças podem ser feitas de diversos materiais, embora a mais comum seja a pastilha de vidro.
A pastilha de vidro é bastante fácil de manusear, podendo ser usada inteira ou em pedaços.
Outros materiais também são utilizados como pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras em geral.

Pastilhas de vidro:
São pastilhas encontradas em tamanhos variados, de 2x2 cm, 1x1 cm e 5x5 cm. São ótimas para serem utilizadas em mosaicos, pois possuem uma ótima resistência e cores variadas.
Pastilhas de resina:
Possuem uma aparência diferente da pastilha de vidro. São encontradas nas cores mais diversas e para cortá-las, basta utilizar uma tesoura.
Depois de fixadas com cola, é necessário passar verniz para impermeabilizar as pastilhas (duas ou mais demãos), pois elas costumam absorver o rejunte. E depois de pronta também é necessário passar algumas demãos de verniz na peça.
O mosaico que utiliza as pastilhas resinadas é chamado de mosaico florense. E tem de ser utilizado internamente e em peças de decoração.
Pastilhas de porcelana ou azulejos:
também são encontrados em diversos tamanhos e cores.



Em geral, podemos dizer que em se tratando de mosaico não existem regras, o que vale é utilizar a imaginação e criatividade para compor os trabalhos. Estas esferas foram feitas por mim com pedacinhos de glecerina cortadas em pedacinhos.Espero que tenham gostado! bjus

02/10/2011

Arte Abstrata

 
Surgida há mais de 10000 anos atrás, a arte abstrata, conhecida também como Abstracionismo .
Quando o homem ainda não era civilizado, ele já criava formas abstratas em suas cavernas. O homem já tinha a ideia de criar algo sem-noção e dar uma ideia por trás disto. O primeiro grande artista deste conceito, Tuga Uba, já criava grandes obras nas cavernas. Sua maior obra pode ser encontrada em uma caverna australiana no Kakadu. O nome da obra é desconhecida, mas sua beleza rara faz com que turistas do mundo todo façam excursões até o parque de Kakadu, para levarem uma lembrança fotográfica deste lugar.
Quando o homem tornou-se civilizado, a arte abstrata recebeu um toque mágico, onde alguns assuntos inexistentes . A arte abstrata foi acompanhando o ritmo da evolução humana, e também teve sua evolução. Com a invenção da escrita, a arte abstrata foi também transformada em livros.
Na Idade Média, a arte abstrata foi proibida de ser feita pois a população achava que era obra do Demônio. Os artistas que eram pegos fazendo abstracionismo eram acusados de bruxaria e torturados. No ano 1300 houve uma grande caça aos artistas abstracionistas, e muitos artistos foram queimados. Esta caça à arte abstrata só teve fim no ano 1492, com a conquista do Paraíso. Após estes anos de sofrimento, os artistas abstracionistas puderam novamente criar suas obras, mas foram novamente acusados de bruxaria. Na América, no século XVI, os acusados de abstracionismo eram enforcados. Este genocídio abstracionista durou centenas de anos, até Dom Pedro I conseguir libertar os artistas.
O grande salto do abstracionismo foi em 1942, na Europa, quando um pintor chamado Adolf Hitler mostrou ao público sua arte abstrata. Este seria o divisor de águas do mundo abstrato. Vários artistas foram desabrochando depois disto. Foi nesta época que o Abstracionismo chegou ao Brasil e atualmente muitos artistas abstracionistas fazem sucesso.
A arte abstrata é um movimento artístico cujas obras possuem uma grande mistura de ideias, formando um carrossel holandês de imaginação. Com cores vivas, vibrantes e muita mistura, a arte abstrata conquistou o coração de muitos críticos, e hoje é considerada a arte do futuro e cada dia surgem mais artistas abstracionistas.
Embora muitas pessoas critiquem este tipo de arte, por acharem que as pinturas são um monte de riscos e sujeira, os críticos de artes elogiam a arte abstrata, por acharem que é um monte de riscos e sujeira.