24/07/2011

Rosa

A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental, consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). A Rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores). A Rosa é, igualmente, consagrada a Isís que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo. Segundo a tradição, cada cor de Rosa tem um significado, já na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz.
A pintura de rosáceas das catedrais góticas foi dedicada a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseira Inúmera são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões
Indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica.

Fonte: Brasil Escola

19/07/2011

Lembrança Coração


Com Essências Variadas ex: Hortelã, Menta, Melância, Floral...estes corações foram feitos para a Clinica Namastê presentear seus clientes. Foi um sucesso!

16/07/2011

Caixinha Poa com Sabonete




Pátina





A pátina natural é o processo de oxidação das tintas, metais e vernizes que, ativados pela ação do tempo, vão se transformando pela ação da luz. É o caso do tom esverdeado que se forma no cobre e no bronze, pela ação do tempo, ou inclusive através de tratamento por ácidos. Também é o caso da cor amarelada que vemos em um quadro antigo.
As pátinas artificiais, as que nós fazemos, é uma espécie de restauração dando um novo aspecto à madeira, renovando-a ou transformando-a em uma obra de arte.
Portanto, as pátinas podem ser criadas artificialmente, dando á madeira um aspecto envelhecido, colorido e desgastado.
A pátina muitas vezes é usada para esconder uma madeira não tão bonita e nem de alta qualidade. A característica da pintura em madeira é a sua versatilidade e beleza e a facilidade de aplicação. O trabalho de cada pessoa se revela diferente na forma de pintar de cada um: é a maneira como a pessoa usa o pincel, mais leveza ou firmeza e até com mais criatividade.
Não se pode desencorajar na primeira tentativa, só através da prática é que se obtém maior habilidade e segurança. Sem contar que cada um desenvolve um jeito para fazer a pátina, pois ela não há uma regra definida, quanto mais você usar a criatividade melhor irão ficar as suas peças.
Alguns tipos de Pátina: Pátina Tradicional ou Pátina Lixada; Pátina Lavada ou Satiné; Pátina Provençal ou Estonado; Pátina com Parafina ou Batik; Decapê (DKP); Pátina Acetinada; Pátina Fingida; etc.
Apesar de encobrir pequenas imperfeições, patinas não são consideradas como restauração, pois mudam as características originais da peça trabalhada.
Os efeitos da Pátina em móveis são meus prediletos e o seu qual é?
Aqui dei mais uma dica de mais uma arte, espero que tenham gostado.
Bjus

15/07/2011

Natureza e Arte de mãos dadas,


A arte contribui com a natureza quando por meio de uma pintura, ilustração botânica ou até um objeto de artesanato, tem-se a sensação de que tudo no meio ambiente pode ser reutilizado sem que nada seja prejudicado.
Sensibilidade concedida por Deus ao homem para que ele possa perceber e reproduzir a beleza das obras divinas.

08/07/2011

A dança é a linguagem oculta da alma

Desde a origem das sociedades uma das formas do homem se afirmar como membro de uma comunidade que o transcende é através da dança. A história nos mostra que o homem dançou em diversos momentos da sua existência, em diferentes comemorações. No nascimento e na morte, na guerra e na paz, na semeadura e na colheita...
Esteticamente a dança pode ser dita como a arte mais antiga, expressando as emoções sem usar a palavra. Bastava à própria dança para revelar tudo que queria.

"A dança torna visível o invisível". (Paul Klee)

07/07/2011


A mistura das cores fortes juntamente com a suavidade dos traços, demonstram a sensualidade da mulher brasileira.

06/07/2011

O que é a decoupagem

Vou tentar dar uma ideia do significado deste técnica, de onde surgiu, aonde se pode aplicar, enfim o que é a decoupagem.

A decoupagem é uma técnica nascida em Itália por volta do ano 1600 e que foi levada para França, aonde se desenvolveu, se tornou conhecida e de onde vem o seu nome, que signica "colar" (cortar e colar).

 Essa forma de arte começou em Veneza, Itália, por volta do século XII e foi difundida no século XVII no resto da Itália, França, e Inglaterra. Muitas decorações elaboradas em caixas, bandejas, cinzeiros e tampos de mesas que acreditavam ter sido pintadas a mão e tinham sua origem nos séculos XVIII e XIX, foram analisadas mais tarde descobrindo-se que se tratava de uma mera aplicação de gravuras inteligentemente dispostas e coladas sobre as superfícies.

Esta técnica consiste na decoração de objectos com figuras recortadas em papel ou até mesmo em tecido. O papel utilizado pode ser muito variado, desde o simples guardanapo de papel, papel de revistas, fotocópia, papel de embrulho, até fotografia. E as superfícies aonde podem ser colados são as mais variadas possíveis: madeira, cartão, tecido, vidro, metal, cerâmica, velas.

Basicamente prepara-se a base da superfície da peça aonde pretendemos colar a figura recortada, impermeabializando se necessário e pintando, ao que se procede á aplicação das figuras recortadas e depois ao seu envernizamento (em várias demão de verniz) que, para além de proteger a figura recortada irá dar á superficie um aspecto final o mais liso possível de modo a que o aspecto final pareça que a figura recortada é pintada e não colada. É este o objectivo deste técnica: a decoupagem bem feita parece uma pintura.

Pode-se também enriquecer a decoupagem de uma peça com outra técnicas como por exemplo o envelhecimento ou o craquelado.

Aos poucos iremos aqui apresentar várias sugestões para poderem aplicar a técnica da decoupagem em várias superfícies, utilizando também o tão em moda "técnica do guardanapo".




Pote Bolachas



Caixa de chá com Decoupage e Patina.





04/07/2011

Oi amigas, aqui estarei compartilhando com vocês fotos artísticas e seus significados e quando não tiver nada a dizer sobre elas é porque cada um terá sua opnião e seu sentimento sobre a figura...A arte é assim, muitas vezes não precisamos dizer nada, ao olha-las o silêncio diz mais do que palavras!
Espero que gostem e comentem! Bjus


Na arte e na vida a mulher tem papel fundamental como inspiradora e criadora e muitas vezes seu corpo e sua alma são inspirações para grandes artesões

  A criança e a arte misturam-se em sua ingênuidade!