18/10/2011

Mosaico



Técnica milenar
A arte do mosaico surgiu, provavelmente, no Oriente, e teve seu auge as civilizações grega e romana. Os romanos, por valorizarem os jardins em suas casas, utilizavam mosaicos para o calçamento, como forma de decoração.
Consiste em peças recortadas, que coladas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem.
Estas peças podem ser feitas de diversos materiais, embora a mais comum seja a pastilha de vidro.
A pastilha de vidro é bastante fácil de manusear, podendo ser usada inteira ou em pedaços.
Outros materiais também são utilizados como pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras em geral.

Pastilhas de vidro:
São pastilhas encontradas em tamanhos variados, de 2x2 cm, 1x1 cm e 5x5 cm. São ótimas para serem utilizadas em mosaicos, pois possuem uma ótima resistência e cores variadas.
Pastilhas de resina:
Possuem uma aparência diferente da pastilha de vidro. São encontradas nas cores mais diversas e para cortá-las, basta utilizar uma tesoura.
Depois de fixadas com cola, é necessário passar verniz para impermeabilizar as pastilhas (duas ou mais demãos), pois elas costumam absorver o rejunte. E depois de pronta também é necessário passar algumas demãos de verniz na peça.
O mosaico que utiliza as pastilhas resinadas é chamado de mosaico florense. E tem de ser utilizado internamente e em peças de decoração.
Pastilhas de porcelana ou azulejos:
também são encontrados em diversos tamanhos e cores.



Em geral, podemos dizer que em se tratando de mosaico não existem regras, o que vale é utilizar a imaginação e criatividade para compor os trabalhos. Estas esferas foram feitas por mim com pedacinhos de glecerina cortadas em pedacinhos.Espero que tenham gostado! bjus

02/10/2011

Arte Abstrata

 
Surgida há mais de 10000 anos atrás, a arte abstrata, conhecida também como Abstracionismo .
Quando o homem ainda não era civilizado, ele já criava formas abstratas em suas cavernas. O homem já tinha a ideia de criar algo sem-noção e dar uma ideia por trás disto. O primeiro grande artista deste conceito, Tuga Uba, já criava grandes obras nas cavernas. Sua maior obra pode ser encontrada em uma caverna australiana no Kakadu. O nome da obra é desconhecida, mas sua beleza rara faz com que turistas do mundo todo façam excursões até o parque de Kakadu, para levarem uma lembrança fotográfica deste lugar.
Quando o homem tornou-se civilizado, a arte abstrata recebeu um toque mágico, onde alguns assuntos inexistentes . A arte abstrata foi acompanhando o ritmo da evolução humana, e também teve sua evolução. Com a invenção da escrita, a arte abstrata foi também transformada em livros.
Na Idade Média, a arte abstrata foi proibida de ser feita pois a população achava que era obra do Demônio. Os artistas que eram pegos fazendo abstracionismo eram acusados de bruxaria e torturados. No ano 1300 houve uma grande caça aos artistas abstracionistas, e muitos artistos foram queimados. Esta caça à arte abstrata só teve fim no ano 1492, com a conquista do Paraíso. Após estes anos de sofrimento, os artistas abstracionistas puderam novamente criar suas obras, mas foram novamente acusados de bruxaria. Na América, no século XVI, os acusados de abstracionismo eram enforcados. Este genocídio abstracionista durou centenas de anos, até Dom Pedro I conseguir libertar os artistas.
O grande salto do abstracionismo foi em 1942, na Europa, quando um pintor chamado Adolf Hitler mostrou ao público sua arte abstrata. Este seria o divisor de águas do mundo abstrato. Vários artistas foram desabrochando depois disto. Foi nesta época que o Abstracionismo chegou ao Brasil e atualmente muitos artistas abstracionistas fazem sucesso.
A arte abstrata é um movimento artístico cujas obras possuem uma grande mistura de ideias, formando um carrossel holandês de imaginação. Com cores vivas, vibrantes e muita mistura, a arte abstrata conquistou o coração de muitos críticos, e hoje é considerada a arte do futuro e cada dia surgem mais artistas abstracionistas.
Embora muitas pessoas critiquem este tipo de arte, por acharem que as pinturas são um monte de riscos e sujeira, os críticos de artes elogiam a arte abstrata, por acharem que é um monte de riscos e sujeira.

21/09/2011

Tipos de Pincéis



Para cada tinta utilizada, há um pincel específico, tanto em tamanho quanto em material.
Para você que trabalha com artesanato, é muito importante saber sobre principais tipos de pincéis e para o que ele serve.

PINCÉIS TIPOS E FINALIDADES :


PINCEL CHANFRADO- O tamanho varia de acordo com o objetivo. Serve para fazer o sombreado e pintar cantos difíceis de caixas muito pequenas.

PINCEL FILETE - É um pincel longo e fino. É muito utilizado para fazer traços finos: linhas retas, pesponto comprido, etc.

PINCÉIS LINER– Possui cerdas mais longas e tem a mesma função que o Filete.

PINCEL REDONDO - Com tamanhos variados, tem a finalidade de fazer com que uma curva saia mais perfeita que com o pincel quadrado. Além de outras utilidades, é mais empregado para fazer desenhos. O redondo 00 é o mais empregado para fazer pespontos curtos e cabelos encaracolados.Este pincel constrói efeitos de pêlo, areia, nuvens etc.

PINCEL PATA DE VACA- É um pincel diagonal (lembra o pincel chanfrado). É o mais indicado para fazer o efeito dos pêlos dos animais Também é indicado para fazer flores.

PINCEL QUADRADO - O tamanho varia de acordo com o objetivo. Um quadrado bem chato é o mais incado para fazer xadrez . O pincel quadrado é o mais indicado para pintar peças em madeira ou MDF. Grandes superfícies exigem pincéis maiores e de pêlos macios (para não deixar marcas visíveis).

 CERDAS DURAS - São ótimas para fazer efeitos como a pátina, por exemplo. Geralmente são cerdas sintéticas e o pincel é mais barato que um similar em pêlo macio.

PINCÉIS LEQUE – Usados para dar o efeito de matinhos, cabelos, etc.

PINCÉIS TRINCHA – Pincéis usados para pintar grandes objetos e aplicar verniz

PINCÉIS MOUSSE – Usado principalmente para pintura em seda.

PINCEL FILBERT -É um lançamento . É um pincel língua de gato muito utilizado na pintura Country para fazer os pelinhos e cabelinhos dos bonecos (o efeito final é melhor que o Pata-de-Vaca).

ARTESÃO X MESTRE - Geralmente é essa designação para a variedade de pincéis com a mesma nomenclatura, mas para diferentes finalidades. Peça sempre pincel para artesão, pois pode ser que na mesma loja vc encontre pincel para pintura a óleo, aquarela, móveis e paredes.

Bem, aqui estão alguns pincéis mais usados em artesanato, espero ter colaborado e tirado algumas dúvidas de vocês amigas (os) artesã (ão). Fique sempre por aqui, logo voltarei com mais dicas sobre nosso tão amado Artesanato! Bjus


Caixa porta treco ou porta Jóias


23/08/2011

Preste atenção......leia bem devagarinho!!!! Vale a pena!!!

VOCÊ: Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Sim? Estou aqui...
VOCÊ: Por favor, não me interrompa, estou rezando!
DEUS: Mas você me chamou!
VOCÊ: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou rezando.... Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Ai, você fez de novo.
VOCÊ: Fiz o que?
DEUS: Me chamou! Você disse: Pai nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que posso ajudá-lo?
VOCÊ: Mas eu não quis dizer isso. É que estou rezando. Rezo o Pai Nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem até cumprí-lo...
DEUS: Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus irmãos, como podes dizer que estais no céu, se você não sabe que o céu é a paz, que o céu é amor a todos?
VOCÊ: É, realmente ainda não havia pensado nisso.
DEUS: Mas prossiga sua oração.
VOCÊ: Santificado seja o Vosso nome...
DEUS: Espera ai! O que você quer dizer com isso?
VOCÊ: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!
DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.
VOCÊ: Agora entendi. Mas nunca havia pensado no sentido dessa palavra SANTIFICADO. "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu..."
DEUS: Esta falando sério?
VOCÊ: Claro! Por que não?
DEUS: E o que você faz para que isso aconteça?
VOCÊ: O que faço? Nada! É que faz parte da oração, além disso seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu e na terra também.
DEUS: Tenho controle sobre você?
VOCÊ: Bem, eu freqüento a igreja!
DEUS: Não foi isso que Eu perguntei! Que tal o jeito que você trata os seus irmãos, a maneira com que você gasta o seu dinheiro, o muito tempo que você dá a televisão, as propagandas que você corre atrás e o pouco tempo que você dedica a Mim?
VOCÊ: Por favor. Pare de criticar!
DEUS: Desculpe. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.
VOCÊ: Esta certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol, se manda o sol reclamo do calor, se manda frio, continuo reclamando, se estou doente, peço saúde, mas não cuido dela, deixo de me alimentar ou como muito...
DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e Você, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou gostando dessa nova atitude sua.
VOCÊ: Olha Senhor, preciso terminar agora. Esta oração está demorando muito mais do que costuma ser. Vou continuar: ... "o pão nosso de cada dia nos dai hoje..."
DEUS: Pare ai! Você esta me pedindo pão material? Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembre-se daqueles que nem conhecem pão. Pode pedir-me o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso! Eu estou interessado na próxima parte de sua oração. Continue!
VOCÊ: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido..."
DEUS: E o seu irmão desprezado?
VOCÊ: Está vendo? Olhe Senhor, ele já criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso me vingar.
DEUS: Mas, e a sua oração? O que quer dizer sua oração? Você me chamou, e eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou gostando de você ser honesto. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de você, não acha?
VOCÊ: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!
DEUS: Não vai não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria, pense na sua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta você querer.
VOCÊ: Pode? Mas como?
DEUS: Perdoe seu irmão, Eu perdoarei você e te aliviarei.
VOCÊ: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.
DEUS: Então não me peças perdão também!
VOCÊ: Mais uma vez está certo! Mais só quero vingar-me, quero a paz com o Senhor. Esta bem, esta bem, eu perdôo a todos, mas ajude-me Senhor. Mostre-me o caminho certo para mim e meus inimigos.
DEUS: Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você. E você, como está se sentindo?
VOCÊ: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus.
DEUS: Ainda não terminamos a oração. Prossiga...
VOCÊ: "E não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal..."
DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações onde possa ser tentado.
VOCÊ: O que quer dizer com isso?
DEUS: Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade, o ódio. Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado. Não use tudo isso como saída de emergência!
VOCÊ: Não estou entendendo!
DEUS: Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Entra no erro, depois corre a me pedir socorro.
VOCÊ: Estou com muita vergonha, Perdoe-me Senhor!
DEUS: Claro que perdoo! Sempre perdôo a quem esta disposto a perdoar também, mas não esqueça, quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite cada palavra que fala! Termine sua oração.
VOCÊ: Terminar? Ah, sim, "AMÉM!"
DEUS: O que quer dizer AMÉM?
VOCÊ: Não sei. É o final da oração.
DEUS: Você só deve dizer AMÉM quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque AMÉM! quer dizer, ASSIM SEJA, concordo com tudo que rezei.
VOCÊ: Senhor, obrigado por ensinar-me esta oração e agora obrigado por fazer-me entendê-la.
DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do erro, aqueles que querem ser livres do pecado. Abençôo-te e fica com minha paz!
VOCÊ: Obrigado Senhor! Estou muito feliz em saber que és meu amigo.

10/08/2011

Craquelê



Técnica de Craquelê, é de origem francesa, responsável pelo efeito “rachadura” Transformando peças comuns em produtos exclusivos, você poderá criar verdadeiros trabalhos artísticos, com fundos dourados ou com gliter, etc.
Rachaduras em esmaltes, vernizes ou pinturas a óleo que formam um entrelaçamento irregular de fendas muito finas. Essa técnica é ideal para dar envelhecimento às peças. Além de ficar lindo, pode ser usado em vários materiais como gesso, madeira, cerâmica, metal, isopor, vidro, entre outros. A técnica é fácil e gostosa de fazer, mas requer bastante atenção pois não pode ser retocado. Pode se dar o efeito craquelado com pincelada em vários sentidos com tinta para craquelar, quanto mais tinta depositar o craquelado ficará maior.
No mercado há vários produtos e marca para dar este efeito como: Tinta para craquelar, verniz craquelador, e kit para craquelar, escolha o que você mais se adaptar e mãos a obra, produza peças lindas e exclusivas, pois cada peça ficará diferente da outra.

Veja aqui alguns exemplos:

24/07/2011

Rosa

A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental, consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). A Rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores). A Rosa é, igualmente, consagrada a Isís que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo. Segundo a tradição, cada cor de Rosa tem um significado, já na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz.
A pintura de rosáceas das catedrais góticas foi dedicada a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseira Inúmera são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões
Indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica.

Fonte: Brasil Escola

19/07/2011

Lembrança Coração


Com Essências Variadas ex: Hortelã, Menta, Melância, Floral...estes corações foram feitos para a Clinica Namastê presentear seus clientes. Foi um sucesso!

16/07/2011

Caixinha Poa com Sabonete




Pátina





A pátina natural é o processo de oxidação das tintas, metais e vernizes que, ativados pela ação do tempo, vão se transformando pela ação da luz. É o caso do tom esverdeado que se forma no cobre e no bronze, pela ação do tempo, ou inclusive através de tratamento por ácidos. Também é o caso da cor amarelada que vemos em um quadro antigo.
As pátinas artificiais, as que nós fazemos, é uma espécie de restauração dando um novo aspecto à madeira, renovando-a ou transformando-a em uma obra de arte.
Portanto, as pátinas podem ser criadas artificialmente, dando á madeira um aspecto envelhecido, colorido e desgastado.
A pátina muitas vezes é usada para esconder uma madeira não tão bonita e nem de alta qualidade. A característica da pintura em madeira é a sua versatilidade e beleza e a facilidade de aplicação. O trabalho de cada pessoa se revela diferente na forma de pintar de cada um: é a maneira como a pessoa usa o pincel, mais leveza ou firmeza e até com mais criatividade.
Não se pode desencorajar na primeira tentativa, só através da prática é que se obtém maior habilidade e segurança. Sem contar que cada um desenvolve um jeito para fazer a pátina, pois ela não há uma regra definida, quanto mais você usar a criatividade melhor irão ficar as suas peças.
Alguns tipos de Pátina: Pátina Tradicional ou Pátina Lixada; Pátina Lavada ou Satiné; Pátina Provençal ou Estonado; Pátina com Parafina ou Batik; Decapê (DKP); Pátina Acetinada; Pátina Fingida; etc.
Apesar de encobrir pequenas imperfeições, patinas não são consideradas como restauração, pois mudam as características originais da peça trabalhada.
Os efeitos da Pátina em móveis são meus prediletos e o seu qual é?
Aqui dei mais uma dica de mais uma arte, espero que tenham gostado.
Bjus